Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas

Curso

Mediador e Formadores de cursos EFA

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Formadores, Mediadores, Coordenadores/Técnicos de Formação, estudantes nas áreas sociais e humanas e outros profissionais que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções no âmbito da Educação e Formação de Adultos, com formação de nível superior.

NOTA:
O n.º 5. do Art. 25º da Portaria 230/2008, de 7 de março [define o regime jurídico dos cursos de educação e formação de adultos (cursos EFA) e das formações modulares] estabelece que “a função do mediador é desempenhada por formadores e outros profissionais, designadamente os de orientação, detentores de habilitação de nível superior e possuidores de formação específica para o desempenho daquela função ou de experiência relevante em matéria de educação e formação de adultos.”

Em termos de competências específicas, pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:

- Enquadrar os cursos EFA no Sistema Educativo Português;
- Identificar e descrever as características, princípios orientadores e modelo de organização e desenvolvimento dos Cursos EFA;
- Caracterizar o perfil, papel e características do Mediador dos Cursos EFA;
- Elaborar um plano de mediação de um Curso EFA.

• Descrever as políticas e práticas de elevação dos níveis de escolaridade e de qualificação da população adulta em Portugal;
• Reconhecer importância do Programa Qualifica e respetivos objetivos e metas;
• Caracterizar os Centros Qualifica;
• Descrever um Processo de Reconhecimento e Validação e Certificação de Competências;
• Conhecer a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional;
• Identificar os principais instrumentos e estruturas do Sistema Nacional de Qualificações;
• Conhecer os princípios orientadores dos cursos EFA;
• Indicar os objetivos dos cursos EFA;
• Saber a quem se destinam os cursos EFA;
• Identificar os profissionais que constituem uma equipa técnico-pedagógica de um curso EFA e as suas competências;
• Nomear as entidades que promovem e desenvolvem Cursos EFA e as suas competências;
• Descrever a organização e o desenvolvimento de um curso EFA;
• Distinguir os planos curriculares dos vários Cursos EFA Nível Básico e Nível Secundário;
• Apresentar os referenciais de competências-chave para os níveis Básico e Secundário;
• Perceber como se processa a avaliação e a certificação de um curso EFA;
• Conhecer o perfil e características do mediador.
• Conhecer os objectivos e etapas inerentes à mediação.
• Organizar a área de PRA e perceber o seu funcionamento.
• Conhecer os procedimentos da SIGO.
• Dominar metodologias de mediação.

Módulo I – Contextualização dos Cursos de EFA
Educação de Adultos em Portugal
Programa Qualifica
Centros Qualifica
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
Sistema Nacional de Qualificações

Módulo II – Enquadramento dos Cursos EFA
Princípios orientadores dos cursos EFA
Destinatários dos cursos EFA
Objetivos dos cursos EF


Módulo III – Características dos Cursos EFA
Constituição da Equipa Técnico-Pedagógica
Entidades Promotoras e Formadoras
Organização e Desenvolvimento de Cursos EFA
Tipos de Cursos EFA
Formação Prática em Contexto de Trabalho
Avaliação e Certificação
Prosseguimento de Estudos

Módulo IV – Mediador EFA
Perfil, papel e características do mediador de cursos EFA
Objetivos e etapas inerentes à Mediação
Métodos e Técnicas de Mediação
Funções do Mediador e Equipa Pedagógica
Orientações para a prática: elaboração de um plano curricular; organização do módulo aprender com autonomia; organização de um portefólio reflexivo de aprendizagem
Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) e os seus Procedimentos

Módulo V – Trabalho prático
elaboração de um plano curricular; organização do módulo aprender com autonomia; organização de um portefólio reflexivo de aprendizagem

Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.

- Formação de Nível Superior
- Certificado de Competências Pedagógicas

O curso assenta no seguinte modelo de organização:

- Realizado em regime de e-Learning (online)
- Composto por sessões assíncronas e de autoestudo (suportadas na plataforma Moodle)
- O formando tem a possibilidade de realizar o curso ao longo de 30 dias, de forma autónoma e flexível, ajustado ao seu ritmo e em função da sua disponibilidade (em termos de dias e horários)
- É assegurado ao formando um acompanhamento pedagógico permanente, através de e-mail ou chat, sendo-lhe assegurada uma resposta no prazo máximo de 24 horas

O curso assenta no seguinte modelo de organização:

- Realizado em regime de e-Learning (online)
- Composto por sessões assíncronas e de autoestudo (suportadas na plataforma Moodle)
- O formando tem a possibilidade de realizar o curso ao longo de 30 dias, de forma autónoma e flexível, ajustado ao seu ritmo e em função da sua disponibilidade (em termos de dias e horários)
- É assegurado ao formando um acompanhamento pedagógico permanente, através de e-mail ou chat, sendo-lhe assegurada uma resposta no prazo máximo de 24 horas

Flexível (Plataforma disponível 24h/dia)
Sessões síncronas: horário pós-laboral 19h 30