150.00 h
Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
Curso
Formação Avançada em Gestão e Coordenação da Formação Profissional
Este curso destina-se a professores, animadores, formadores, técnicos de formação e candidatos a cursos de educação e formação de adultos, e todos os interessados em ciências da educação.
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de: Planear, desenvolver e avaliar atividades/projetos educativos específicos para adultos. Explorar as especificidades dos cursos de educação e formação de adultos, desde a relação andragógica, os processos de reconhecimento certificação e validação de competências, no âmbito dos CRVCC e os programas Europeus no âmbito da educação e formação de adultos.
- Conhecer o conceito e a evolução da educação de adultos na Europa e em Portugal
- Conhecer e caracterizar as principais referências históricas da Educação e Formação de Adultos
- Distinguir e caracterizar a relação andragógica face à relação pedagógica
- Conhecer os objetivos dos Centros Qualifica , dando especial ênfase à aposta na qualificação da população adulta e identificar as diferentes modalidades de educação/formação previstas no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações;
- Conhecer a missão e princípios orientadores dos Centros Qualifica , bem como das diferentes etapas/dimensões de intervenção que regulam a actividade aí desenvolvida
- Identificar as metodologias/instrumentos que permitem o desenvolvimento das etapas de acolhimento e diagnóstico com vista ao encaminhamento dos candidatos para as ofertas de qualificação mais adequadas aos seus perfis, necessidades e interesses
- Identificar e caracterizar o perfil do estudante/formando adulto
- Identificar e caracterizar a aprendizagem no âmbito da teoria do construtivismo
- Identificar as variáveis que caracterizam a auto-aprendizagem
- Identificar, definir e caracterizar a relevância da aprendizagem formal, não formal, informal e experiencial em EFA
- Conhecer as perspectivas de Jay Ross, Agostinho da Silva, Teemu Arina e Josh Waitzkin sobre a aprendizagem
- Identificar e caracterizar o conceito de educação e formação ao longo da vida
- Conhecer os principais programas da União Europeia no âmbito da educação de adultos
- Caracterizar o impacto da formação ao longo da vida a nível individual e organizacional
- Definir o conceito de competência
- Enumerar e caracterizar as competências-chave a desenvolver na União Europeia no âmbito do programa trabalho, educação-formação 2010
- Definir e caracterizar o conceito de literacia
- Conhecer e caracterizar o processo de reconhecimento certificação e validação de competências no âmbito dos CRVCC
- Conhecer os Referenciais de Qualificação contidos no Catálogo Nacional de Qualificações, em particular o Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos,
- Conhecer a estruturação e organização, dos referenciais de Qualificação contidos no Catálogo Nacional de Qualificações no âmbito das diferentes áreas de competências-chave, perfis de competências e respectivos sistemas de avaliação/creditação;
- Identificar e caracterizar a equipa de um CRCVC, o formador/animador e a figura do avaliador externo e suas competências
- Conhecer e caracterizar o programa novas oportunidades
- Conhecer e caracterizar os princípios e fundamentos da - Identificar e caracterizar o perfil e competências do animador/formador de adultos
- Conceber, planificar, desenvolver e avaliar programas e actos educativos
- Aprender a gerir projectos e programas de educação e formação de adultos
- Aprender a conceber, planear e avaliar projetos educativos para adultos, formais ou não formais, que melhor sirvam as necessidades das pessoas adultas e das comunidades e contextos onde elas interagem
- Conhecer e caracterizar as principais referências históricas da Educação e Formação de Adultos
- Distinguir e caracterizar a relação andragógica face à relação pedagógica
- Conhecer os objetivos dos Centros Qualifica , dando especial ênfase à aposta na qualificação da população adulta e identificar as diferentes modalidades de educação/formação previstas no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações;
- Conhecer a missão e princípios orientadores dos Centros Qualifica , bem como das diferentes etapas/dimensões de intervenção que regulam a actividade aí desenvolvida
- Identificar as metodologias/instrumentos que permitem o desenvolvimento das etapas de acolhimento e diagnóstico com vista ao encaminhamento dos candidatos para as ofertas de qualificação mais adequadas aos seus perfis, necessidades e interesses
- Identificar e caracterizar o perfil do estudante/formando adulto
- Identificar e caracterizar a aprendizagem no âmbito da teoria do construtivismo
- Identificar as variáveis que caracterizam a auto-aprendizagem
- Identificar, definir e caracterizar a relevância da aprendizagem formal, não formal, informal e experiencial em EFA
- Conhecer as perspectivas de Jay Ross, Agostinho da Silva, Teemu Arina e Josh Waitzkin sobre a aprendizagem
- Identificar e caracterizar o conceito de educação e formação ao longo da vida
- Conhecer os principais programas da União Europeia no âmbito da educação de adultos
- Caracterizar o impacto da formação ao longo da vida a nível individual e organizacional
- Definir o conceito de competência
- Enumerar e caracterizar as competências-chave a desenvolver na União Europeia no âmbito do programa trabalho, educação-formação 2010
- Definir e caracterizar o conceito de literacia
- Conhecer e caracterizar o processo de reconhecimento certificação e validação de competências no âmbito dos CRVCC
- Conhecer os Referenciais de Qualificação contidos no Catálogo Nacional de Qualificações, em particular o Referencial de Competências-Chave para a Educação e Formação de Adultos,
- Conhecer a estruturação e organização, dos referenciais de Qualificação contidos no Catálogo Nacional de Qualificações no âmbito das diferentes áreas de competências-chave, perfis de competências e respectivos sistemas de avaliação/creditação;
- Identificar e caracterizar a equipa de um CRCVC, o formador/animador e a figura do avaliador externo e suas competências
- Conhecer e caracterizar o programa novas oportunidades
- Conhecer e caracterizar os princípios e fundamentos da - Identificar e caracterizar o perfil e competências do animador/formador de adultos
- Conceber, planificar, desenvolver e avaliar programas e actos educativos
- Aprender a gerir projectos e programas de educação e formação de adultos
- Aprender a conceber, planear e avaliar projetos educativos para adultos, formais ou não formais, que melhor sirvam as necessidades das pessoas adultas e das comunidades e contextos onde elas interagem
Módulo 1 - Contexto e Enquadramento Legal da Formação Profissional em Portugal
Módulo 2 - Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT
Módulo 3 - Gestão de plataformas de formação em Elearning
Módulo 4- Modalidades de financiamento da formação
Módulo 5 - Diagnóstico de Necessidades de Formação
Módulo 6 - Planeamento e Concepção da Formação Profissional
Módulo 7 - A Avaliação da Formação Profissional
Módulo 8 - Acções de formação – Coordenação
Módulo 9 - As Plataformas SIGO e NETFORCE
Módulo 10 - Projeto Final
Módulo 2 - Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT
Módulo 3 - Gestão de plataformas de formação em Elearning
Módulo 4- Modalidades de financiamento da formação
Módulo 5 - Diagnóstico de Necessidades de Formação
Módulo 6 - Planeamento e Concepção da Formação Profissional
Módulo 7 - A Avaliação da Formação Profissional
Módulo 8 - Acções de formação – Coordenação
Módulo 9 - As Plataformas SIGO e NETFORCE
Módulo 10 - Projeto Final
Todos os formandos que atingirem os objetivos pedagógicos definidos para o curso que frequentaram, obterão um Certificado de Formação Profissional que será emitido através da Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. O Certificado será, posteriormente, enviado pelos CTT – Correios de Portugal, num prazo máximo de 30 dias úteis, após lançamento da nota do curso na pauta de avaliação final.
Este curso é composto por vários módulos podendo iniciar já todos os módulos ou desfasando alguns no tempo tendo como data limite para a realização de todos os módulos o dia 30 de junho de 2022.
Durante a duração de cada módulo, tem acesso a todas as aulas do módulo e ao fórum de discussão onde irá trabalhar as tarefas atribuídas pelo formador desse módulo e onde poderá esclarecer as suas dúvidas.
Durante a duração de cada módulo, tem acesso a todas as aulas do módulo e ao fórum de discussão onde irá trabalhar as tarefas atribuídas pelo formador desse módulo e onde poderá esclarecer as suas dúvidas.
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de: Planear, desenvolver e avaliar atividades/projetos educativos específicos para adultos. Explorar as especificidades dos cursos de educação e formação de adultos, desde a relação andragógica, os processos de reconhecimento certificação e validação de competências, no âmbito dos CRVCC e os programas Europeus no âmbito da educação e formação de adultos.
Formadores Certificados Pedagogicamente e com vasta experiência na área.
Online
Formação focada no/a formando/a, o que significa que o/a formando/a é um elemento ativo e responsável pela construção do conhecimento;
Formação com total flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no inicio da formação.
Formação com total flexibilidade de acesso à aprendizagem com recursos e atividades de aprendizagem diversificadas, as quais são disponibilizadas em conformidade com o cronograma enviado no inicio da formação.